Na pesquisa divulgada nesta segunda-feira realizada pela CNT/MDA, a maioria dos entrevistados disse não confiar nas informações recebidas por meio de redes sociais sobre eleições e política: 64,1%, enquanto 12,8% disse que confia. Mas, de acordo com a pesquisa, o número de pessoas que confirmam a veracidade das informações que recebe por meio das redes sociais é diferente: 43,1 % dos entrevistados conferem enquanto 34,3% não checam.
Em outra questão aplicada na pesquisa, 24,1 % das pessoas acreditam que as informações sobre política e eleições poderão influenciar o próprio voto, enquanto a maioria, 51,6% disse não serão influenciados.
A pesquisa foi feita de 15 a 18 de agosto em 137 municípios de 25 estados. Foram aplicadas 2.002 entrevistas e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-09086/2018. Veja, abaixo, como se comportam os entrevistados em relação aos meios de comunicação: Para ler a pesquisa na íntegra, clique aqui.
Grau de interesse na eleição presidencial deste ano?
Reposta | Agosto 2018 (%) |
Muito interesse | 24,4 |
Interesse médio | 24,7 |
Pouco interesse | 26,7 |
Nenhum interesse | 23,5 |
Não sabe / Não respondeu | 0,7 |
Total | 100,0 |
Percentual que pretende acompanhar o programa eleitoral
Reposta | Agosto 2018 (%)
|
Sim, vou acompanhar todos os dias | 18,1 |
Sim, vou acompanhar de vez em quando | 40,7 |
Não, não tenho interesse em programa eleitoral | 40,4 |
Não sabe / Não respondeu | 0,8 |
Total | 100,0 |
Meios de comunicação no qual busca informações sobre política
Reposta
| Agosto 2018 (%)
|
Televisão | 63,7 |
Internet (blogs, sites, etc) | 28,7 |
Redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook, etc) | 18,8 |
Amigos / boca a boca | 9,4 |
Rádio | 8,1 |
Jornal impresso | 6,8 |
Revistas | 0,5 |
Outros | 0,3 |
Não se informa | 10,3 |
Não sabe / Não respondeu | 0,8 |
Realizam algum tipo de busca ou pesquisa sobre os candidatos a Presidência da República na internet
Reposta
| Agosto 2018 (%)
|
Sim, já busquei ou pesquisei | 24,6 |
Não, não busquei ou pesquisei ainda, mas farei isso até o
dia das eleições | 28,7 |
Não, não busquei ou pesquisei e nem farei isso | 45,0 |
Não sabe / Não respondeu | 1,7 |
Total | 100,0 |
Meios de comunicação considerados como os mais importantes para formação de opinião geral sobre o Brasil
Reposta
| Agosto 2018 (%)
|
Televisão | 67,2 |
Internet (blogs, sites, etc) | 30,8 |
Redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook, etc) | 17,3 |
Amigos / boca a boca | 8,8 |
Jornal impresso | 7,7 |
Rádio | 7,5 |
Revistas | 0,6 |
Outros | 0,4 |
Não se informa | 5,8 |
Não sabe / Não respondeu | 0,9 |
Meio com maior influência na decisão do voto
Reposta
| Agosto 2018 (%)
|
Debate eleitoral | 34,2 |
Programa eleitoral em televisão | 20,4 |
Conversas com pessoas conhecidas | 8,7 |
Redes sociais | 7,7 |
Reportagens veiculadas na mídia | 5,9 |
Programa eleitoral em rádio | 1,5 |
Nenhum destes meios me influencia | 19,5 |
Não sabe / Não respondeu | 2,1 |
Total | 100,0 |
Percentual que confia nas informações recebidas por meio de redes sociais em relação à política e eleições
Reposta
| Agosto 2018 (%)
|
Sim | 12,8 |
Não | 64,1 |
Não utilizo redes sociais | 21,1 |
Não sabe / Não respondeu | 2,0 |
Total | 100,0 |
Percentual que costuma verificar a veracidade das informações que recebe por meio de redes sociais em relação à política e eleições
Reposta
| Agosto 2018 (%) |
Sim | 43,1 |
Não | 34,3 |
Não utilizo redes sociais | 21,1 |
Não sabe / Não respondeu | 1,5 |
Total | 100,0 |
Percentual que acredita que as informações sobre política e eleições nas redes sociais poderão influenciar o seu voto
Reposta
| Agosto 2018 (%)
|
Sim | 24,1 |
Não | 51,6 |
Não utilizo redes sociais | 21,1 |
Não sabe / Não respondeu | 3,2 |
Total | 100,0 |